sábado, 30 de outubro de 2010

Para Biega



colo de Vovó
Inveja. Esquisito isso. Mas foi o sentimento que veio de repente em mim quando soube da notícia. No auge dos seus 83 anos, Biega se foi.

Sabe o que é viver 83 anos? Eu tenho 38, morro de inveja... Queria a certeza de poder chegar lá um dia.

Eram os idos de 1927, que nasceu Biega. Filha de preto com índia, nasceu com a pele de ébano e seu cabelo, que não era liso, era escorrido. Não sei como cresceu, nem como viveu, mas sei que veio na paz pra Salvador resolver problema de enxoval do noivado dela e conheceu o velho Zeno no velório de sua falecida esposa. 

Ela nunca mais voltou pra sua terra natal.

Entre prosopopéias e ‘forrobocís,’ viveram uma história de amor mexicana – traição, ódio, e amor – e regada ao perfume ‘Real Briá’ (‘estas palavras’ eram pronunciadas pelo velho Zeno e Biega).

Costureira de mão cheia. Diria de mãos: costurava com as duas. Gostava também do velho cigarro e do vinhozinho. Essa dupla ela não largava de jeito nenhum, nem médico conseguia isso!

Uma vez soube que o finado Araujo e ela entornaram 5 litros de Sangue-de-Boi. Ele, na janela; e ela costurando. “Ah, naquela época, quanto mais bebia, mais costurava!” Dizia ela.
Vovó Benta

Lembro-me de uma passagem no aniversário dela de 71 anos. Eu cruzei o olhar com o dela, quando olhávamos dois irmãos - primos meus - vindos de direções opostas. Ele, um sarará; e ela uma cabo verde. Quando nos olhamos, ela, sentada num engradado, disse: “Eta que essa família é um arco-íris!” Nunca me senti tão orgulhoso de fazer parte dessa mistura, disso tudo que sou hoje.

Mirradinha, mas retada. Sempre fez o que quis. Disse o que quis e o que não quis, mas “tudo verdade!” Segundo ela mesma  (eu é que não ia contrariar!).

E na idade que estava, isso era mais que de costume. Muita gente ouviu algumas verdades dela, ela mandou muita gente pra’quele lugar (pro céu!) antes dela...

Entre altos e baixos, aventuras e desventuras Biega viveu feliz. Foi-se fazendo o que gostava – em menos doses, é claro! Mas continuou bebendo e fumando em quanto pode.

Oito filhos, mais de 20 netos, cinco bisnetos. Dos meus quatros avós, foi ela que viveu bem mais. E feliz. 

Chegou na paz e foi em paz. Assim seja.

Te amo. Hoje e sempre.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails