sábado, 15 de maio de 2010

TRANSLATION, REWRITING, AND THE MANIPULATION OF LITERARY FAME - André Lefevere



A PATRONAGEM

Literatura – a literatura - pode ser analisada em termos sistêmicos, quando esta apresenta um sistema ‘planejado’, por que consiste ao mesmo tempo de texto (objeto) como também e dos agentes humanos que lêem, escrevem, e reescrevem o texto.

O sistema literário e outros sistemas interatuam ‘numa interação entre subsistemas determinados pela lógica da cultura a qual eles pertencem. ’

Mas quem controla a ‘lógica da cultura’?

O 1º fator tenta controlar o sistema de dentro nos parâmetros estabelecidos pelo 2º fator.

O 1º é representado pelos profissionais: críticos, revisores, professores, tradutores, etc. O 2º é aquele que opera principalmente fora do sistema literário como tal, chamado de Patronagem.

Patronagem é usualmente interessada na ideologia da literatura que na sua poética, e, pode se dizer, que o patrão “delega autoridade para os profissionais – esses sim responsáveis pela poética.

Patrões tentam regular a relação entre o sistema literário e os outros sistemas que, juntos, formam a sociedade, a cultura...

Patronagem consiste basicamente de 3 elementos que podem interagir em varias combinações:
• Componente ideológico;
• Componente econômico;
• Elementos que envolvem status;

A patronagem pode ser centralizada [differentiated] quando os três componentes têm como fonte um mesmo patrão. Ela é descentralizada [undifferentiated] quando o sucesso econômico é relativamente independente dos fatores ideológicos, e não necessariamente promove algum status.

xxx

Antigamente, quando a patronagem era predominantemente centralizada, em certos casos, a pressão sobre uma obra ser considerada popular era tão grande que os próprios escritores preferiam restringir a circulação de seus trabalhos para certo circulo social. [pra não perder a patronagem!]

A literatura considerada intelectual pode ser mantida em evidencia de alguma forma – artificialmente – por meio de uma lista de leitura designada por uma instituição de ensino, que, por sua vez, garante um substancial retorno as editoras.


Mudança. No sistema literário, ela esta intimamente relacionada com a patronagem. Mudança é uma função necessária de uma ambiente de um sistema literário pra que este seja ou se torne funcional.

POÉTICA

A Poética consiste de 2 componentes:
• Inventário de modelos literários, gêneros, temas, personagens e situações prototípicas, e símbolos;
• É uma função da literatura, ou deve ser, num sistema social como todo;

Um componente da Poética está obviamente e intimamente relacionado com a influência ideológica de fora da espera da Poética como tal, e generalizada pelas forças ideológicas do ambiente do sistema literário.

A prática precede a teoria quando a poética do sistema literário é codificada.

Codificação ocorre num certo momento e isto implica tanto na seleção de certos tipos de poética, como na exclusão de outros.

A Codificação da Poética também vincula a canonização da produção de certos escritores cujos trabalhos são referenciados como a mais interna conformidade para com o código da Poética.

Os limites da poética transcendem a língua, e entidades éticas e políticas.

Mudança na Poética de um sistema literário muito raramente ocorre no mesmo passo como no ambiente do sistema.

A poética, quaisquer que seja, é historicamente variável: ela não é absoluta. Num sistema literário, a poética dominante hoje é relativamente diferente da poética dominante na inserção do sistema.

IDEOLOGIA

A ideologia controlada pelas considerações ideológicas, poetológicas e de patronagem.[?]

Quando um autor resolve reescrever sua própria historia para publicação, ele viaja entre ser ‘autor’ e ‘ator’ , e reescreve de maneira mais literária. Outros reescritos [traduções] seriam publicadas de acordo com a ideologia e patronagem regente em sua sociedade, cultura [sistema].

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails