quinta-feira, 7 de julho de 2016

REFLEXÕES SOBRE A INVEJA




Em uma de minhas leituras recentes, Inveja O Mal Secreto, de Zuenir Ventura, me debati com este tema intrigante, e de repente me questionei: Você é invejoso, Coisinho? Você é invejável?. Uma das coisas que descobri com esta leitura que a inveja é inconfessável. Mas, digamos, que esteja falando do espelho. Sim. E sim. Teve aquela vez mesmo que...

Desde pequeno temos inveja. Já dizia Melanie Klein. Da fartura e abundância à desilusão e frustração, o seio é a primeira coisa invejada pela criança. Meu irmão mamou até os 04 anos Que inveja! 

Depois Freud, e a inveja do pênis. Dizem estar relacionada mais com as mulheres. Na verdade, o que a inveja do pênis inveja no pênis é o gozo de um privilégio. Mas a quem diga que os homens, por razões não sub/inconscientes também têm entre si. E como!

Como dizia Francis Bacon, a alma humana se nutre do bem próprio ou do mal alheio. O problema não é a existência da inveja, aliás, uma dose de inveja é um impulso essencial para mudança; mas a prevalência ativa dela dentro do indivíduo é o que o destrói. 

E como este sentimento (pecado) não é quimicamente puro, dificilmente age sozinho, vem junto com o ódio, ciúme, a cobiça. O ódio é um estopim, um rompante. Imagine se juntar com o Ciúme, o não querer perder o que tem; e a Cobiça, o desejar o que é do outro. O pior que da inveja é que ela pode vim disfarçada, pois a inveja é o não querer que o outro tenha.

O fato de ser invejável parece menos doloroso, mas não é. Não o exime da culpa (deste pecado). Se você se reconhece invejável, você faz uso da mesma arma e, portanto sucumbiu a inveja. Quando invejamos ídolos, ícones, isto pode soar como admiração, ou alienação. Porque a ocorrência da inveja é muito mais evidente entre os pares: "o rei inveja o rei". Atualize o ditado, trocando as peças, colocando, no ditado, peão.

Nos tempos de hoje, que a solidariedade na alegria é uma coisa muito rara, e as pessoas gostam mais da gente quando estamos tristes; a inveja, que não goza de boa reputação, pode imperar. Se você não acredita  - eu acredito que o verdadeiro amigo é aquele que suporta o sucesso do outro, torce lá para aquele ditado das redes sociais: "Torce pra felicidade alheia, porque gente feliz cuida da própria vida".

Então, voltando a minha pessoa. Ops, ao espelho: refleti que sempre tive. E também realizei que muita energia negativa carregada. Eu sou o que sinto, e não vivo pra ser bateria, carregando-me negativamente. Hoje estou vivendo mais em paz, que certo.

Sob os mais variados pretextos, a inveja esteve/está presente em mim. Mas, hoje muito bem comportada. Não sei se por sorte, ou por controle (i)nato, não vivi - ou será que sobrevivi, àquele aspecto trágico, sofrível e frustrante da inveja: o  do ataque a mim mesmo.

A inveja é universal. E é verdade também é que todo mundo conhece um, mas é incapaz de admitir  ser. Eu me confessei aqui (mas não disse quais foram. Amém!). Não se aceitar, e querer/ precisar ser o outro é uma forma repugnante de se viver. A inveja é a arma dos incompetentes. Receita pra se combatê-la, parece simples, e veio de um bruxo/mago Paulo Coelho: Contra a inveja? Nada. É não tomar conhecimento e oração

E sigamos em frente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails